terça-feira, 23 de junho de 2015

Experimento de Água e Esponja

1- Faça uma previsão do que você acha que vai acontecer com a água e com a esponja no experimento.
    R: A esponja irá absorver a água encontrada no recipiente de vidro.

2- Ao espremer a esponja, ela ficará totalmente seca?
    R: Não, a esponja ficará úmido.
                                                     

                                                       

                                                       

                                                           Inicio da experiência 

1) Rescreva oque você observou durante o experimento.
    R: Observamos que quando posto a bucha seca, ela absorveu 82 ml de água, e quando posta depois de úmido teve um absorvimento maior de 93 ml, isto acontece por causa da densidade e da pressão da água. 

2) Por que a esponja absorve a água? Para onde vai a água absorvida pela a esponja? Como isso acontece? Elabore uma explicação para o fenômeno.
    R: A esponja absorve água, por que ela possuí poros. A água absorvida pela a esponja ocupa um lugar que era ocupado pelo oxigênio. Acontece por que a água é mais densa e possuí maior pressão do que o ar.

3) A esponja seca, antes da realização do experimento, absorve mais, menos ou igua quantidade de água do que a esponja espremida ao final do experimento? Por que?
    R: A esponja seca absorve menos do que a esponja úmida. Por que a esponja possuí poros, quando ela é molhado, é ocupada alguns poros, quado posta na água novamente, a água ocupa os poros que era ocupado pelo o oxigênio ainda. 

4) Compare o solo com a esponja. Se fosse o solo no lugar da esponja, ele absorveria água de maneira semelhante? Justifique.
    R: Sim. Porque a esponja foi uma forma de simulação de como acontecerá com o solo, exatamente por que o solo contém poros




terça-feira, 16 de junho de 2015

A Agricultura Familiar

A agricultura familiar


A agricultura  familiar é quando uma pessoa possuí uma horta para o consumo próprio, a agricultura familiar é um tipo de recurso para as pessoas que não possuem condições para suprir as necessidades do consumo alimentício,pois se cada um tivessem uma horta não passariam fome,
não é possível realizar agricultura familiar em qualquer região,pois possuí alguns determinados tipos de alimentos que não se adapta a um determinado solo.
O cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
Hortas escolares e comunitárias são como um incentivo para as crianças produzirem alimentos para o consumo próprio e um ensinamento para a reutilização do solo, dessa forma as crianças que muitas vezes acham interessante mostram para seus parentes e vizinhos, o solo é reaproveitado e muitas pessoas conseguem sobreviver através da horta.